Os óleos essenciais são extraídos de plantas, seja em suas flores, folhas, caules e cascas ou também suas raízes. A imagem abaixo demonstra o processo de extração do óleo do material vegetal.

História do Óleo Essencial de Melaleuca
A Melaleuca (Tea Tree) é conhecida a centenas de anos por tribos aborígenes australianas. Eles curavam várias infecções nadando em uma lagoa repleta de árvores de Melaleuca ao seu redor. As folhas destas árvores caíam nas águas e por ali ficavam, garantindo as propriedades de cura. Essas folhas também eram usadas para chás medicinais.
Curiosidades
- O ácido contido no óleo de melaleuca é cerca de treze vezes mais potente que outros ácidos utilizados para matar fungos e bactérias;
- O O.E. de Melaleuca foi usado por soldados na Segunda Guerra Mundial para curar feriadas e evitar infecções.
- É um potente germicida, atuando no combate das onicomicoses e infecções bacterianas.
- Você sabia que usar o O.E. de melaleuca diretamente nas unhas, pode resultar em uma irritação da pele, reações alérgicas, coceira, queimação, vermelhidão e ressecamento? Os óleos essenciais são muito concentrados e grande parte deles devem ser sempre diluídos com óleos carreadores (óleos vegetais), principalmente quando usado na pele em pessoas com pele sensível.
- O escalda pés com O.E. de melaleuca pode ser um aliado no tratamento da bromidrose, onicomicoses, tínea pedis, desidrose, unhas encravadas, paroniquia, verruga plantar e pequenos ferimentos nos pés.
Modo de uso
Para tratamentos de pele e unhas
Aplicar primeiramente 1 gota de óleo vegetal, indicamos óleo vegetal de Copaíba, massageando até total absorção do óleo vegetal. Após a absorção aplicar 1 gota de O.E. de melaleuca.
O óleo vegetal hidrata essa área e ao mesmo tempo carrega melhor o O.E. de melaleuca, ajudando em sua absorção.
Para escalda pés
Em 2 litros de água morna, pingue 20 gotas de O.E. de melaleuca e mantenha os pés nesta água durante 20 minutos. Enxague e seque bem.
Utilize essa diluição também para deixar meias de molho, ou umedecer um pano e realizar a limpeza interna de calçados.
Informação importante
O óleo de melaleuca é de uso exclusivo externo, não deve ser ingerido podendo ser toxico.
E você, já teve alguma experiência com o uso do O.E. de melaleuca?
Conta para a gente! Temos um grupo exclusivo para profissionais no Facebook, onde compartilhamos dicas e discussões sobre o mundo da podologia, manicure e pedicure.