Fazer as unhas é um hábito bem comum entre as mulheres. Alguns homens também são adeptos da prática que confere higiene, beleza e bem-estar. Além disso, o momento é praticamente um mini ritual de cuidados consigo mesmo, o que fortalece também a autoestima.
Ao procurar um profissional para fazer as unhas, as manicures e pedicures são procuradas nos salões de beleza para cuidar da beleza das mãos e pés. Porém, é preciso tomar alguns cuidados ao fazer as unhas, especialmente em ambientes em que os utensílios são compartilhados. Saiba mais e evite doenças e problemas que podem comprometer a saúde das suas unhas.
Leve os seus próprios utensílios de manicure
Itens como alicates, espátulas, lixas e palitos são ideais que sejam de uso individual. Por isso, é bom levar o seu para o salão de beleza para garantir que você tenha os cuidados ao fazer as unhas que você precisa. Ao levar os seus próprios utensílios de manicure você evita contaminações e doenças. Porém, se não tiver jeito, você pode apenas exigir que estes materiais sejam esterilizados na autoclave antes do uso.
Desta forma, você evita infecções e doenças de unha.
Procure não utilizar acetona com muita frequência
A acetona é um poderoso solvente de esmaltes. Porém, se utilizado com frequência pode comprometer a saúde das unhas deixando-as fracas e quebradiças. Um dos cuidados ao fazer as unhas que você precisa ter é dar um intervalo de uso com a acetona e procurar outros removedores de esmalte para testar e substituir se possível.
Não utilize esmaltes e produtos vencidos
Na hora de fazer as unhas, cuidado com esmaltes e produtos vencidos, como removedores de esmaltes e cremes amolecedores de cutículas. Os produtos vencidos comprometem a eficácia dos produtos e ainda pode ser uma verdadeira ameaça a saúde. Portanto, tenha muito cuidado e procure observar a validade dos produtos utilizados na manicure.
Procure um profissional que tome cuidados ao fazer as unhas
Ao escolher uma manicure para fazer a sua unha, observe se ela toma os cuidados ao fazer as unhas que você precisa para manter a saúde das suas mãos, pés e unhas. Dessa maneira, você tem mais confiança no profissional e garante que o serviço prestado seja ainda melhor.
Não use toalhas compartilhadas
Um dos cuidados ao fazer as unhas que você precisa ter é com relação às toalhas compartilhadas. Observe se elas são higienizadas com frequência e se elas são reaproveitadas muitas vezes. O ideal é usar uma toalha higienizada por atendimento. Assim você consegue evitar doenças transmissíveis, como a micose de unha, por exemplo. Você também tem a opção de levar a sua própria toalha para atendimento. Assim você fica mais tranquilo.
Viu só os cuidados ao fazer as unhas que você tem que prestar atenção? São apenas dicas para melhorar o seu bem-estar, confiança e segurança ao fazer as unhas.
Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma a acrescentar? Interaja conosco por meio das redes sociais e tire suas dúvidas sobre saúde das unhas, e outras questões referentes ao tema, nos comentários.